sábado, 3 de julho de 2010

DIGA "NÃO" A VIOLÊNCIA AOS IDOSOS

Educandos e educadores do Projovem Urbano do núcleo Niterói, realizaram, no dia 15 de junho, uma caminhada alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”.
O início da caminhada foi em frente à escola e percorreu as ruas principais do bairro.Esta data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e teve com principal objetivo, sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.


A mobilização teve como objetivo chamar a atenção da comunidade em geral sobre a violência e maus tratos que sofre a população idosa e contribuir com a data que foi marcada por várias ações que ocorreram em todo o país e no mundo.

A caminhada idealizada pela aluna Letícia Dusik e organizada pela turma 85, contou com a participação dos educandos e educadores do núcleo e alguns representantes da EJA.


Os participantes portavam faixas e cartazes com mensagens alusivas ao tema.

Após a caminhada os participantes assistiram ao filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Um homem, como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo.


A tendência mundial concretiza o aumento da expectativa de vida da população, e o mesmo ocorre no Brasil. “De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem hoje cerca de 17.6 milhões de idosos” www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal66/cidadania_idosos.aspx . Diante desta realidade, os educandos do Projovem, perceberam que é preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos.

Educadores do Núcleo Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário